rir1
O Projeto do Rock In Rio 2013 foi sem dúvida o mais ambicioso Fotofragmentos feito até hoje. Marcello já queria realizá-lo em 2011, mas percebeu que precisava de mais tempo para elaborar a ideia, assim deixou para entrar em contato com a organização 2 anos depois, com mais experiência nas próprias montagens fotográficas.

Após reunião com a organização do RIR, ele recebeu as credenciais para fotografar, durante 4 dias, tudo que acontecia no palco Sunset, o palco que abria o evento, todos os dias, das 14h as 20h, com encontros musicais inusitados, como Roberta Sá + Novos baianos, Sepultura + Zé Ramalho, Gogol Bordello + Lenine, República + Dr. Sin + Roy Z, entre outras atrações de peso como Ben Harper, The Offspring, Rob Zombie, Mallu Magalhães, Funk’n’Lata, etc. 

O próprio desenho do Palco Sunset ja remetia a um Fotofragmentos, pois era multifacetado em figuras geométricas, que mudava de cor a cada show. Um verdadeiro palco mutante! Isso foi um complicador a mais para a pós-montagem das fotos, pois o palco não tinha um formato “óbvio” como casas e edifícios, dificultando o encaixe das fotos. 

O Palco Sunset

O Palco Sunset




Dos 4 dias propostos, Marcello fotografou mais de 10 shows diferentes, captando toda a mudança de luz do dia para a noite, os diferentes artistas no palco, e claro, o público, que lotou a área em frente ao palco, cada dia uma tribo diferente. “Foi a experiência mais fantástica em termos de fotografia que eu já vivenciei” lembra Marcello. 

O fotógrafo ficou estratégicamente posicionado em frente ao Palco, porém em um praticável (estrutura metálica) a aproximadamente 2,5m de altura do chão, onde tinha uma visão privilegiada de tudo que estava acontecendo. Dali mesmo, conseguiu fotografar também toda a área do Rock in Rio, e o Palco Mundo, o principal do evento. 

Marcello fotografando o Palco

Marcello fotografando o Palco


O saldo final? Cerca de 4.000 fotos batidas em 4 dias, onde Marcello selecionou aproximadamente 1.000 para usar na colagem final. Mais aprox. 100 horas de photoshop para montar tudo, e o Fotofragmentos do Rock in Rio completo tem a medida final de 3.50 metros de comprimento.! 

O projeto final ficou impressionante, quase uma foto viva, e foi destaque no portal G1, do Globo.com.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/01/designer-reconstroi-paisagens-do-rio-e-do-mundo-com-centenas-de-fotos.html

Esteve no Rock in Rio 2013 entre os dias 19 e 22 de setembro? Pois então dê uma olhada com atenção nas fotos abaixo, quem sabe você também faz parte deste grande projeto fotográfico!